Encceja – Exame para terminar o Ensino Médio ou fundamental

O Encceja voltou a ser aplicado no Brasil. Com o exame, o interessado em terminar o Ensino Fundamental ou Médio poderá receber o certificado com apenas uma prova. No entanto, é preciso atingir uma pontuação mínima em quatro disciplinas diferentes, assim como ir bem na redação.

O Encceja Brasil desde ano será aplicado provavelmente no mês de maio, mas você já pode ir estudando com um material liberado pelo próprio INEP.

Como se inscrever para o Encceja?

Como se inscrever no Encceja

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente na internet, utilizando o site oficial do INEP, no link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

O passo seguinte é clicar no botão “Se inscrever”. No terceiro passo, preencha todas as informações do formulário, tais como: nome completo, número do CPF, endereço completo, nível de ensino desejado para a certificação e entidade certificadora.

Quem pode se inscrever?

Não existe muitas restrições para se inscrever no Encceja. Além de ser um exame gratuito, a prova ainda permite que candidatos que não tenham o ensino fundamental, mas que desejam pular diretamente para o Ensino Médio, o façam.

Certificação Ensino Fundamental

  • Ser maior de 15 anos e não ter o ensino fundamental completo.

Certificação do Ensino Médio

  • Ser maior de 18 anos e não ter um certificado do Ensino Médio.

Data e local da prova

De acordo com o cronograma liberado pelo INEP, a prova apenas será realizado no mês de maio. Além disso, os locais das provas apenas serão divulgados poucos dias antes de sua aplicação e o candidato poderá consultar diretamente na Página do participante do Encceja.

Gabarito da Prova

O gabarito será divulgado em até 10 dias após a realização da prova. O inscrito poderá consultar o seu desempenho através do site do INEP.

Diferente do que acontece com concursos, no Encceja não é permitido recursos.

Resultado final do Encceja

certificado do enccejaA divulgação do resultado final do Encceja apenas será realizada no mês de dezembro, através da página do participante.

Para ter direito ao certificado do Ensino Fundamental ou Médio, o candidato precisa tirar notas superiores a 100 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento, além de tirar pelo menos nota 5 em redação.

Caso a nota seja inferior, o interessado poderá solicitar um certificado parcial do Encceja e no ano que vem realizar somente as disciplinas que ficaram faltando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *